BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Projeto Tolkien


Meu primeiro contato mais próximo com Tolkien deu-se verdadeiramente através do filme "O Senhor dos Anéis-A sociedade do Anel".Até então o máximo em que eu passara perto de ver algo ligado a sua obra fora durante um dos EIRPG (Encontro Internacional de Role Playing Game) no Ibirapuera , onde rolou uma exibição de um desenho do Hobbit, mas eu estava preocupado com outras coisas e nem dei muita atenção na época, vi poucos minutos.


Na estréia do filme em 2001 de Peter Jackson, eu nem sequer fazia idéia da história, só sabia que ele terminaria com aquela cara de não ter final, por ser uma jornada para se livrar de um anel e ja saber que outros filmes viriam na sequência.Toda a galerinha que foi comigo vê-lo, ja havia lido os livros menos eu.Sinceramente na época eu não fiz a menor questão de buscar a obra escrita.Mas sai do cinema dizendo "Quando sai o próximo?".Quando eu lembro disso hoje parece engraçado.


Um belo dia meu irmão chega com um livro emprestado da minha futura cunhada.E eu tentei ler.Confesso que meu primeiro contato com Tolkien foi meio tortuoso.Eu achei o livro descritivo demais, e parei de ler antes da metade.Ironico não?


Foi somente com o subir dos créditos do ultimo filme que surgiu a vontade de fazer um trabalho de arte voltado para Tolkien.Tanto que meus primeiros trabalhos a óleo são fortemente inspirados na obra cinematografica.Fiz alguns desenhos que nem sei por onde andam.Pintei também dois quadros a óleo.Um barbarvore e um Nazgul.Dos trabalhos mais ligados a pelicula de Peter Jackson.Ainda existem dois rascunhos, um do Gollum e outro do Boromir, aos quais ainda não consegui chegar em um desenho satisfatório, mas que pretendo transpor para quadros.


Poucos anos depois dos filmes e tempos depois de terminado de pintar o Nazgul, numa conversa com minha cunhada, sobre o que havia ocorrido nos filmes que não correspondia aos livros, foi que a vontade de ler Tolkien.Minha relutância inicial que era o estilo descritivo do autor, passou a ser minha motivação principal em lê-lo.Mas eu ainda relutei.


Certa noite voltando de carona ao som de Blind Guardian , uma banda que eu particulamente adoro, alguém me encorajava a ler o Silmarillion, ali foi o ponto definitivo, ouvindo aquela pessoa falando a respeito de uma das musica dessa banda em relação aos textos de Tolkien, que eu resolvi de vez a mergulhar nos livros e ler e me aprofundar de verdade na obra.Beber direto na fonte.Pesquisando obras a respeito do tema.Conversando com outros fãs.


Atualmente eu tento fazer um trabalho mais desvinculado dos filmes, mais próximo dos livros, tentando entender um pouco melhor a forma de pensar de Tolkien, buscando inspiração para o meu trabalho até mesmo nos desenhos do próprio autor.


Estou trabalhando em um quadro do Smaug (Dragão do livro o Hobbit) usando óleo sobre tela, onde vou experimentar a técnica da veladura.Espero que fique bacana ao final.Ultimamente a palavra chave para meus trabalhos tem sido , pesquisa, qualquer coisa que possa me ajudar a chegar em um trabalho que mais se adeque a visão do autor.E aqui neste ponto é onde meu trabalho vai possuir dois ramos, um mais baseado nos filmes e outro tentando manter-se o mais fiel possivel aos escritos originais.


Do Silmarillion devido a sua riqueza, varios rascunhos ja foram extraidos, mas ainda nao comecei sequer um quadro.Mas ler este livro me levou a uma pesquisa mais atenciosa da mitologia da Terra-Média em relação as mitologias de nossa própria história, onde estou tentando dar uma forma aos personagens.Chegando na minha versão.


E assim o que eu chamo de Projeto Tolkien vai tomando forma.Tentando entender a mente de um mestre da literatura J.R.R. Tolkien , em um trabalho que paralelamente aos meus outros de arte, irá durar anos.E assim vou registrando minha jornada no mundo da tinta, passeando pela Terra-Média.



0 comentários: